Ceratite

Clinica de Olhos Dr. Paulo Janot

Ceratite

E-mail Imprimir PDF

O que é ceratite?
Ceratite é a inflamação da córnea que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos, drogas, etc.

Quais os sintomas?
Por ser ricamente inervada, a maioria das lesões corneanas causa intensa dor e fotofobia. O borramento visual também é muito comum nas ceratites. Em alguns casos ocorre hiperemia ocular e sensação de corpo estranho no olho ao piscar.

Como diagnosticar?
O exame oftalmológico é essencial no diagnóstico da ceratite. Um exame chamado BIOMICROSCOPIA mostrará a lesão na córnea e seu aspecto orientará o médico oftalmologista quanto a sua causa e quanto ao melhor tratamento. Além desses, a CERATOSCOPIA e a MICROSCOPIA ESPECULAR da córnea podem ser necessárias para auxiliar no diagnóstico

Como tratar?
O tratamento vai depender da causa da ceratite. Quando a causa é infecciosa, há a necessidade de se usar colírios antibióticos. Nas ceratites químicas, uma abundante lavagem do olho é muito importante e pode prevenir o aparecimento de graves seqüelas. As úlceras de córnea são conseqüências graves de ceratites por bactérias, vírus ou fungos. Necessitam de intervenção rápida e adequada de um especialista, pois o não tratamento pode levar à perfuração da córnea, atingindo o restante dos tecidos oculares e, eventualmente, levando à perda do olho. A deficiência de vitamina A também é causadora de úlcera de córnea.

Última atualização ( Sex, 11 de Janeiro de 2008 11:47 )  

Get Adobe Flash player


Mais lidos