Ceratoscopia Computadorizada

Clinica de Olhos Dr. Paulo Janot

Ceratoscopia Computadorizada

E-mail Imprimir PDF
Também chamada de Topografia da Córnea, é o exame que mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias (a mais comum é o ceratocone) da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.

Originalmente, a Ceratoscopia não computadorizada já era realizada a partir da colocação de um disco plano, com faixas concêntricas alternadas em preto e branco (disco de Plácido), posicionado à frente da córnea. Através de tal sistemática, o avaliador já observava através de uma abertura central o reflexo criado na superfície anterior da córnea. Tal método tinha o inconveniente de apenas fornecer informações qualitativas de acordo com as distorções observadas no reflexo dos anéis.

Com o advento da realização do mesmo exame através de computador, a capturação da imagem passou a ser convertida em um mapa topográfico colorido, onde a análise quantitativa da curvatura corneana tornou-se viável, passando-se também a serem produzidas análises qualitativas extremamente mais precisas e, classificatórias do astigmatismo quanto a sua regularidade e simetria.

Possíveis astigmatismos existentes são classificáveis mediante as seguintes características qualitativas:
a) Astigmatismo Regular, onde os dois meridianos principais encontram-se em ângulos retos;
b) Astigmatismo Irregular, onde os eixos não se encontram em ângulos retos ou, quando existe qualquer variação da superfície refrativa corneana;
c) Astigmatismo Simétrico, onde a córnea apresenta uma mesma curvatura ao longo de um meridiano;
d) Astigmatismo Assimétrico, onde a córnea apresenta diferente curvatura em um dos hemimeridianos, do mesmo meridiano.

Vários estudos de topografia de córnea em membros da família de pacientes com ceratocone têm revelado a presença de ceratocones em pessoas que aparentemente não apresentam qualquer sintoma da doença, o que se denomina ceratocone sub-clínico.

Diferentemente de uma topografia realizada em um olho normal, no ceratocone a topografia de córnea revela a presença de um astigmatismo irregular e assimétrico que, em geral apresenta uma maior curvatura na porção inferior da córnea.

A ceratoscopia computadorizada ou topografia corneana é indicada para os seguintes casos: ceratocones, astigmatismos irregulares, pré-operatório das cirurgias refrativas, controle de retirada de pontos nos transplantes de córnea. No último caso, dependendo da evolução do astigmatismo residual induzido pelo transplante de córnea, às vezes são necessárias algumas topografias com mais freqüência, dependendo de cada caso.
Última atualização ( Qui, 10 de Janeiro de 2008 15:39 )  

Get Adobe Flash player


Mais lidos